2538 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a revogação do bloqueio de perfis, canais e contas da deputada bolsonarista Carla Zambelli (PL-SP) em redes sociais como Gettr, Meta, LinkedIn, TikTok, X, Telegram e YouTube. As plataformas já haviam sido intimadas pela Justiça a cumprir a decisão.
Moraes destacou que, no momento processual atual, não há necessidade de manter os bloqueios, mas determinou a remoção das postagens ilícitas que motivaram a medida. Além disso, fixou multa diária de R$ 20 mil caso Zambelli volte a publicar discursos de ódio ou ataques contra instituições democráticas.
A decisão foi tomada após Zambelli, presa na Itália desde julho, criticar o bloqueio em depoimento à Câmara. Emocionada, ela afirmou que as medidas atingiram até familiares: “Tirou as redes sociais do meu filho, tirou as redes sociais da minha mãe”. A parlamentar participou por videoconferência do processo que analisa sua cassação.
Condenada pelo STF pela invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Zambelli fugiu para a Itália antes da decisão transitar em julgado. Atualmente, encontra-se na penitenciária feminina de Rebibbia, em Roma, enquanto aguarda definição sobre sua extradição.
No Brasil, ela enfrenta simultaneamente um processo de perda de mandato na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, onde parlamentares avaliam sua cassação definitiva.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.