461 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A saúde de Jair Bolsonaro (PL) passou a ser tema de debate no Supremo Tribunal Federal (STF) e pode alterar os rumos de sua detenção. Mais do que o recente diagnóstico de câncer de pele, a maior preocupação entre ministros envolve o quadro abdominal do ex-presidente, considerado frágil por médicos que também prestam serviços à Corte.
A ideia inicial era transferir Bolsonaro para uma cela especial no presídio da Papuda, em Brasília, como forma de simbolizar que ele não teria privilégios em relação a outros condenados. A medida reforçaria o princípio da igualdade perante a lei. Mas, diante de riscos médicos, ministros avaliam que a prisão domiciliar seria a opção mais segura, permitindo atendimento imediato em caso de emergência.
Entre os argumentos, foi citado o episódio de um dos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro, que morreu na prisão após sentir-se mal. Esse precedente fortaleceu a tese de manter Bolsonaro em casa, sob monitoramento rígido, ao invés de expô-lo a maiores riscos dentro do sistema prisional.
O debate no STF envolve duas alternativas: manter o ex-presidente em prisão domiciliar desde já ou determinar sua ida temporária para uma cela especial, com possibilidade de retorno imediato ao regime domiciliar por decisão judicial. Também há a hipótese de ele ser encaminhado para a Superintendência da Polícia Federal ou até um quartel do Exército, embora essa última opção seja vista como remota.
Atualmente, Bolsonaro cumpre prisão preventiva por descumprimento de medidas cautelares impostas no inquérito em que foi acusado de coação. Ele já foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por sua participação na trama golpista que tentou destruir a democracia brasileira.
Aos 70 anos, com histórico de hipertensão, refluxo, gastrite e esofagite, a defesa insiste em mantê-lo em prisão domiciliar. O STF ainda vai definir se o ex-mandatário, que destruiu políticas públicas e afrontou as instituições, continuará no conforto da mansão bancada pelo PL ou será levado a uma unidade prisional.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.