413 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A Polícia Civil de São Paulo realizou nesta sexta-feira (26) uma grande operação contra o Primeiro Comando da Capital (PCC), em diferentes pontos da capital e do interior. O foco da ação é prender suspeitos ligados ao brutal assassinato do ex-delegado-geral Ruy Ferraz Fontes, de 64 anos, executado em uma emboscada em Praia Grande, no último dia 15.
A ofensiva é conduzida por equipes do Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos), que integram a força-tarefa criada para investigar o crime. De acordo com o delegado Tom Blumer, estão sendo cumpridos seis mandados de busca e apreensão e dois de prisão. A investigação foi classificada como prioridade máxima pela cúpula da polícia paulista.
O atentado que vitimou o ex-delegado ocorreu em plena luz do dia, quando ele deixava a prefeitura de Praia Grande. O carro em que estava foi alvejado com 29 disparos de fuzil, em uma cena de guerra que chocou a população. Câmeras de segurança registraram a tentativa de fuga de Ferraz, que acabou colidindo com dois ônibus em uma avenida movimentada.
Ao menos três criminosos encapuzados, vestindo coletes à prova de balas, saíram de um veículo e abriram fogo contra o delegado. Logo após a execução, o carro dos bandidos foi encontrado incendiado, numa tentativa de apagar rastros. Além da vítima principal, duas pessoas que passavam pelo local — um homem e uma mulher — também foram atingidas pelos disparos e ficaram feridas.
Ruy Ferraz Fontes ocupou o cargo mais alto da Polícia Civil entre janeiro de 2019 e abril de 2022, durante a gestão de João Doria. A investigação aponta que sua morte pode estar diretamente relacionada ao histórico de enfrentamento ao crime organizado, em especial ao PCC.
O crime elevou a tensão na segurança pública paulista, reforçando a necessidade de ações firmes do Estado contra as facções que há décadas tentam impor medo e violência em território nacional.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.