735 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, enfrentou vaias e um esvaziamento da Assembleia Geral da ONU ao subir para discursar nesta sexta-feira (26). Delegações de vários países, entre elas a do Brasil, deixaram o plenário em protesto contra o descumprimento das decisões do Tribunal Penal Internacional (TPI) e da Corte Internacional de Justiça (CIJ). Diplomatas brasileiros confirmaram que o boicote foi um ato coordenado para denunciar o desrespeito israelense às normas internacionais.
No discurso, Netanyahu prometeu intensificar a guerra contra o Hamas em Gaza, dirigindo palavras aos reféns ainda em poder do grupo palestino. O premiê exaltou ações militares de Israel e voltou a se apoiar nos ataques de 7 de outubro de 2023 como justificativa para a ofensiva, que já devastou a Faixa de Gaza e deixou mais de 65 mil mortos, segundo autoridades de saúde locais.
Além disso, Netanyahu atacou líderes que reconheceram o Estado da Palestina, chamando-os de “antissemítas” e afirmando que sentirão “vergonha” no futuro. Ele disse que a decisão encoraja o terrorismo e insistiu que nem mesmo os palestinos apoiariam a solução de dois Estados.
Em tom de desafio, declarou que Israel vai “finalizar o serviço” contra o Hamas, agradecendo ainda o apoio de Donald Trump às operações militares. O premiê também elogiou o ataque dos Estados Unidos contra depósitos nucleares do Irã, classificando-o como um “ato de bravura”.
O discurso foi transmitido por alto-falantes instalados pelas Forças de Defesa de Israel ao longo da fronteira de Gaza, medida autorizada pelo gabinete de Netanyahu. A iniciativa, apresentada como propaganda de guerra, buscou atingir diretamente a população palestina, já duramente castigada pelos bombardeios e pelo colapso humanitário no território.
Veja o vídeo nas publicações de internautas no X:
As delegações de vários países abandonaram o plenário da ONU no momento em que o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu subiu ao pódio para discursar. pic.twitter.com/zREv5WDyNk
— Hoje no Mundo Militar (@hoje_no) September 26, 2025
Delegações deixam a Assembleia Geral da ONU em protesto contra Benjamin Netanyahu. Algumas comitivas ficam e aplaudem. #ConexãoGloboNews
— GloboNews (@GloboNews) September 26, 2025
?? Assista à #GloboNews: https://t.co/yAMjf4cw3V pic.twitter.com/FXJPOhnWz4
JUST IN: Mass walkout at the UN as Netanyahu takes the stage to Speak
— ADAM (@AdameMedia) September 26, 2025
It’s a disgrace he’s allowed to speak at all. pic.twitter.com/KUqcQtu967
Attendees of the UN General Assembly stage a mass walkout as Israeli Prime Minister Benjamin Netanyahu enters the hall for his address. pic.twitter.com/amZiL1W45g
— The National (@TheNationalNews) September 26, 2025