2029 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O Pentágono convocou para 30 de setembro uma reunião inédita que já desperta apreensão dentro e fora dos Estados Unidos. Cerca de 800 generais, almirantes e comandantes de tropas espalhadas pelo mundo foram chamados para comparecer presencialmente a uma base na Virgínia. Até mesmo os militares que receberam a ordem afirmam desconhecer o motivo do encontro.
Reuniões dessa escala costumam ser feitas por canais de comunicação segura, sem a necessidade de deslocar simultaneamente tantos oficiais de alto escalão. A decisão de reunir fisicamente a cúpula militar americana levanta dúvidas sobre riscos à segurança e sobre o real objetivo da convocação.
Um dos oficiais ouvidos pelo Washington Post admitiu “apreensão geral”, já que a ausência dos comandantes de postos estratégicos, mesmo que por um único dia, poderia reduzir a capacidade de reação em caso de crise internacional. Fontes consideram “estranho” concentrar chefes militares de áreas sensíveis, como o Pacífico e o Oriente Médio, sem dar qualquer explicação.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que pode comparecer ao evento e tentou minimizar as críticas: “Não é bom que pessoas do mundo inteiro estejam vindo para se encontrar?”, ironizou. O porta-voz do Pentágono confirmou apenas data e local, sem revelar a pauta.
A convocação coincide com mudanças profundas promovidas pelo secretário de Defesa, Pete Hegseth, aliado de Trump que renomeou a pasta para “Departamento da Guerra”. Desde maio, Hegseth cortou 20% do quadro de generais de quatro estrelas, endureceu regras de contato com a imprensa e afastou nomes de destaque como Charles Brown Jr., Lisa Franchetti e Shoshana Chatfield.
Nos bastidores, cresce a expectativa de que o encontro seja usado para anunciar novos cortes, ajustes orçamentários ou até mesmo uma mudança de diretriz estratégica, com foco maior na defesa do território americano e do Hemisfério Ocidental. A China deve seguir no centro das preocupações, mas analistas veem sinais de retração no papel global das Forças Armadas dos EUA.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.