1401 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O governo Lula anunciou um pacote de medidas para fortalecer o Sistema Nacional de Transplantes, com investimentos anuais de R$ 20 milhões e novas estratégias para aumentar o número de doadores de órgãos. A iniciativa foi lançada durante as comemorações do Dia Nacional da Doação de Órgãos, celebrado nesta sexta-feira (26). O Brasil mantém a terceira posição mundial em número absoluto de procedimentos, atrás apenas de Estados Unidos e China, tendo realizado 14,9 mil transplantes apenas no primeiro semestre de 2025 – o maior volume da série histórica.
Apesar do desempenho, o país ainda enfrenta o desafio da recusa familiar, que permanece em 45%. Para mudar este cenário, o Ministério da Saúde criou o Programa Nacional de Qualidade na Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (PRODOT), que visa qualificar o diálogo com familiares e valorizar as equipes hospitalares. O ministro Alexandre Padilha destacou a importância de transmitir segurança às famílias: "Quando um profissional de saúde aborda uma família, ele carrega o reconhecimento de um sistema sólido e seguro. Reforçamos a importância de o doador manifestar à família o desejo de doar".
A política inclui a campanha nacional "Doação de Órgãos. Você diz sim, o Brasil inteiro agradece", que incentiva a população a comunicar aos familiares a vontade de ser doador. Pela primeira vez desde 1997, o sistema ganha uma regulamentação oficial com a Política Nacional de Doação e Transplantes, que atualiza procedimentos e incorpora novas técnicas pelo SUS, como transplantes de intestino delgado e uso da membrana amniótica para queimaduras. A logística continua contando com o apoio da Força Aérea Brasileira, que já transportou 2.400 órgãos em quase 2.000 missões especiais.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.