1411 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O vice-presidente Geraldo Alckmin definiu a aproximação entre os presidentes Lula e Donald Trump como um "passo importante" para as relações entre Brasil e Estados Unidos. Em declaração nesta sexta-feira (26), Alckmin destacou a relevância econômica da parceria bilateral: "O Brasil não é problema para os EUA, ele é a solução". O vice-presidente lembrou que entre os países do G20, os norte-americanos mantêm superávit comercial apenas com Reino Unido, Austrália e Brasil, sendo este último crescente.
A revelação veio acompanhada de detalhes sobre as tratativas diplomáticas discretas que antecederam o breve encontro na ONU. Segundo apuração, ministros e diplomatas dos dois países se reuniram em sigilo para pavimentar a reaproximação, contrariando a versão oficial de que a reunião teria sido surpreendente. A operação envolveu diretamente Alckmin e o chanceler Mauro Vieira, que mantiveram contatos com representantes comerciais americanos mesmo sob pressão de grupos bolsonaristas nos EUA.
O vice-presidente enxerga potencial para um relacionamento de ganha-ganha: "Foi dado um passo importante, agora vamos ter os novos passos para poder avançar ainda mais e fazer um ganha-ganha, que é o que deve ser comércio exterior".
Com informações do Estado de S. Paulo
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.