3018 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta quinta-feira (25) a criação de uma delegacia especializada da Receita Federal para combater crimes contra o sistema financeiro. A decisão veio no mesmo dia em que a Operação Spare, em São Paulo, revelou um esquema bilionário de lavagem de dinheiro.
A investigação conjunta da Polícia Militar, Ministério Público e Secretaria da Fazenda identificou que 267 postos de combustíveis, uma rede de motéis e até uma fintech eram usados para movimentar recursos ilícitos. O grupo criminoso teria lavado mais de R$ 7 bilhões e acumula R$ 500 milhões em dívidas ativas com o Estado.
Segundo Haddad, a prática disfarçada de atividade legal afeta diretamente a economia e a concorrência de setores estratégicos. “Por trás daquela atividade aparentemente regular, tem uma atividade ilícita. Isso prejudica consumidores, programas sociais e o Orçamento Federal. As implicações são enormes”, destacou.
A nova delegacia será vinculada à Receita Federal e terá equipes dedicadas exclusivamente ao rastreamento de crimes financeiros. O ministro informou que a proposta de criação será enviada em breve ao Ministério da Gestão e Inovação. “Já é a quarta operação da Receita nesse processo. A ideia é consolidar essa estrutura e aprofundar investigações dessa natureza”, explicou.
Os alvos da Operação Spare também têm conexão com a Operação Carbono Oculto, deflagrada em agosto, que apontou a participação de membros do PCC em fraudes ligadas a postos de combustíveis. Para o governo, a iniciativa reforça a estratégia de sufocar financeiramente o crime organizado e suas ramificações na economia formal.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.