1350 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Os ministros das Relações Exteriores dos BRICS emitiram uma nota conjunta durante a Assembleia Geral da ONU condenando os ataques israelenses em Gaza e defendendo reformas profundas no sistema global. O documento, divulgado após reunião em Nova York nesta sexta-feira (26), classifica a ofensiva israelense como responsável por "sofrimento sem precedentes à população civil" e exige cessar-fogo imediato, retirada das tropas e adesão plena da Palestina às Nações Unidas. O bloco também criticou o ataque armado de Israel contra o Catar, considerando-o uma "violação flagrante da soberania".
Os chanceleres reforçaram o compromisso com uma governança global mais inclusiva, com maior participação de países do Sul Global em organismos decisórios. Um dos pontos centrais foi o apoio à ampliação do Conselho de Segurança da ONU, incluindo explicitamente Brasil e Índia como candidatos permanentes, com respaldo de China e Rússia.
Na agenda econômica, alertaram contra medidas protecionistas unilaterais e defenderam reformas nas instituições de Bretton Woods. O bloco ainda expressou apoio à presidência brasileira da COP30 e à criação do Fundo Florestas Tropicais para Sempre, reafirmando compromissos climáticos e de combate ao terrorismo.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.