1886 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, reafirmou nesta segunda-feira (29) que o governo do presidente Lula vai intensificar o apoio ao fim da escala 6x1, aproveitando o momento criado pela adoção da jornada 5x2 por grandes redes varejistas no Brasil. Em publicação nas redes sociais, a ministra citou reportagem do Valor Econômico que destacou a mudança já implementada por grupos como o DPSP (das drogarias Pacheco e São Paulo) e a multinacional sueca H&M, apontando essas iniciativas como uma demonstração concreta de viabilidade.
Gleisi enfatizou que a redução da jornada de trabalho das 44 horas semanais e o fim do desgastante regime 6x1 são não apenas possíveis, mas já são realidade em muitos países, inclusive na América Latina. Seu posicionamento sinaliza que o governo dará impulso político à Proposta de Emenda à Constituição (PEC 8/25), de autoria da deputada Erika Hilton, que tramita no Congresso Nacional.
O anúncio ocorre em um contexto de crescente adesão do setor privado à nova escala, que visa ampliar o tempo livre dos trabalhadores para convívio familiar, descanso e lazer, acompanhando uma tendência internacional consolidada em nações como França, Canadá, Chile e México. Com o apoio explícito do Planalto e a pressão concreta do exemplo empresarial, a pauta trabalhista ganha força e deve marcar a agenda legislativa nos próximos meses.
Com informações do Valor Econômico
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.