1362 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, destacou a retomada da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres após quase uma década de interrupção, conectando diretamente o esvaziamento dessas políticas públicas aos autores do golpe contra a democracia. Em discurso carregado de simbolismo, Gleisi afirmou que a conferência acontece no momento em que os golpistas prestam contas à Justiça, lembrando que entre os crimes cometidos contra a democracia estava justamente o desmonte das instâncias de participação social. “Não há como falar em democracia sem participação efetiva e igualitária das mulheres. Sem que ocupem cada vez mais espaço na política e nas decisões que interessam não apenas às mulheres, mas ao conjunto da sociedade e ao país”, completou a ministra.
O evento, que teve abertura do presidente Lula nesta segunda-feira (29) em Brasília, marca a reconstrução das políticas para mulheres após o período em que conferências, conselhos e outras formas de participação social foram esvaziadas. Com etapas preparatórias em todos os estados e conferências livres, o processo garantiu que as demandas mais urgentes das mais de 110 milhões de mulheres brasileiras chegassem à esfera nacional.
A ministra das Mulheres, Márcia Lopes, reforçou que a conferência é o espaço para reafirmar a luta por protagonismo, liberdade, respeito e dignidade, com eixos centrais que incluem o combate à violência de gênero, igualdade no mercado de trabalho, ampliação de creches e acesso à saúde e educação. Para o governo federal, a conferência simboliza a restauração da democracia participativa e a reconquista de espaços deliberativos que orientarão leis e programas de Estado.
Hoje o governo do presidente @LulaOficial realiza 5 ª. CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PARA MULHERES, depois de 10 anos que não realizávamos a essa Conferência. É muito significativo que esta retomada aconteça no momento em que os golpistas estão prestando contas à Justiça.…
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) September 29, 2025