Dilma denuncia golpe como ataque brutal à democracia e à participação popular

Portal Plantão Brasil
29/9/2025 15:27

Dilma denuncia golpe como ataque brutal à democracia e à participação popular

0 0 0 0

2139 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

Em discurso carregado de simbolismo durante a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, a ex-presidenta Dilma Rousseff conectou diretamente o golpe que sofreu em 2016 com o atual momento de reconstrução democrática. Por videoconferência, a atual presidente do Banco do BRICS lembrou que a abertura da 4ª Conferência, em 2016, foi seu último ato oficial antes do afastamento, marcando o início de um período de "retrocessos, violência política e ataque às conquistas democráticas". Dilma afirmou que o reencontro atual tem força ainda maior por superar essa fase sombria, enfatizando que "a história mostrou que resistir vale à pena" e que hoje, sob o governo do presidente Lula, o Brasil retomou o fio da esperança e reafirmou sua soberania.

A ex-presidenta definiu a conferência como a "expressão viva" da democracia participativa, destacando que a luta por um desenvolvimento verdadeiramente inclusivo exige a participação plena das mulheres. Suas palavras ecoaram o sentimento de resgate das políticas públicas interrompidas após o golpe, representando não apenas uma celebração da retomada, mas também uma reafirmação da resistência democrática que culminou no retorno do projeto político sob a liderança de Lula. O discurso reforçou o papel central das mulheres tanto na reconstrução nacional quanto na defesa intransigente da democracia brasileira.

Com informações do Brasil247


Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians