3171 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Um vídeo que circulou intensamente neste domingo (28) expôs a cena de ao menos dez agentes do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) correndo atrás de um homem identificado como entregador de comida em pleno centro de Chicago. As imagens, gravadas por celular, chamaram atenção porque o trabalhador conseguiu escapar mesmo diante de policiais equipados com armamentos e trajes táticos.
A gravação foi divulgada pelo cofundador e CEO da GrayStak Media, Christopher Sweat, que relatou que o entregador não havia feito nada além de alguns comentários aos agentes — sem qualquer contato físico ou ameaça.
Segundo Sweat, o ICE realizava uma operação de grande porte naquele dia, cobrindo uma rota que ia do Millennium Park até o bairro de River North. Pelo menos três prisões foram confirmadas durante a ação.
Horas depois, manifestantes se concentraram no local para denunciar a ofensiva do ICE, criticando as abordagens truculentas e o cerco montado em áreas movimentadas da cidade.
De acordo com a emissora ABC7Chicago, entre os detidos havia inclusive famílias com crianças. O número exato de prisões, no entanto, ainda não foi confirmado oficialmente.
A repercussão do vídeo alimentou protestos contra a política migratória dos EUA e expôs, mais uma vez, a escalada de perseguições a imigrantes em cidades que historicamente se colocam como refúgio.
Assista ao vídeo:
Que loucura isso!
— Rê (@crushdobbb20) September 29, 2025
Agentes do ICE em Chicago tentaram sequestrar um entregador de comida, mas o cara era rápido demais para os babacas da Gestapo do Trump.
Ficaram com cara de cu pic.twitter.com/E61cKyp3QQ