Operação da PF atinge gabinete de Nikolas! Assessor é ligado a esquema bilionário de mineração

Portal Plantão Brasil
29/9/2025 17:12

Operação da PF atinge gabinete de Nikolas! Assessor é ligado a esquema bilionário de mineração

0 0 0 0

1577 visitas - Fonte: Plantão Brasil

A Operação Rejeito, da Polícia Federal, revelou um esquema explosivo que atinge diretamente o bolsonarismo mineiro. No centro da trama aparece Thiago Rodrigues de Faria, assessor jurídico de Nikolas Ferreira (PL-MG), flagrado em negociações milionárias ligadas a uma empresa de fachada controlada por aliados do PL já presos.

Documentos da PF mostram que Thiago atuou como intermediário em um contrato sobre uma lavra minerária em Ouro Preto, no distrito de Rodrigo Silva — área considerada de altíssimo risco ambiental e monitorada pelo MPF por ficar próxima à barragem Água Fria, uma das sete com maior possibilidade de rompimento no país. O contrato foi assinado em janeiro de 2025 pela empresa recém-criada de Thiago, em parceria com a Gmais Ambiental, fachada ligada ao delegado da própria PF Rodrigo Teixeira e ao lobista Gilberto Carvalho.

O negócio poderia render até US$ 45 milhões, divididos entre Thiago, a Gmais e um escritório de contabilidade. Para articular a transação, o assessor de Nikolas criou até um grupo de WhatsApp chamado “Projeto Ferro”, usado para alinhar estratégias com Carvalho e Teixeira. Em mensagens interceptadas, Thiago ainda marcava encontros com um misterioso “R”, que os investigadores acreditam ser Rodrigo Teixeira.

O nome do assessor também aparece em outro episódio: ele foi responsável por uma denúncia apresentada por Nikolas Ferreira contra a deputada Duda Salabert (PDT). O texto da acusação foi montado a partir de informações fornecidas pelo ex-deputado João Alberto Paixão Lages, também preso na operação, e contou com o apoio do mesmo grupo investigado. Carvalho, por sua vez, tem longo histórico de atuação como lobista do PL e já foi braço de candidatos bolsonaristas em Minas Gerais.

A Justiça já determinou a suspensão das atividades da Gmais, além do sequestro de bens e quebra de sigilos. Mesmo diante das provas, Nikolas tentou se descolar do escândalo, dizendo que seu assessor teria “autonomia” para negócios privados. Mas a proximidade entre Rodrigues, Carvalho e Teixeira expõe a contaminação direta da extrema direita por esquemas de lobby e exploração criminosa.

Thiago Rodrigues admite que recebeu proposta para intermediar a lavra, mas insiste que tudo foi dentro da lei. A PF, no entanto, aponta para um enredo de corrupção, lavagem de dinheiro e tráfico de influência que atinge em cheio a imagem já desgastada do PL e de seus representantes.

Com informações da Fórum

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians