4784 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Aliados de Eduardo Bolsonaro articulam uma manobra política para impedir a cassação de seu mandato na Câmara dos Deputados, onde responde a processo no Conselho de Ética por lobby nos Estados Unidos em favor de sanções contra o Brasil e ministros do STF. A estratégia bolsonarista, em coordenação com setores do Centrão, consiste em arrastar o processo ao máximo usando brechas regimentais – podendo prolongá-lo por até 90 dias úteis – enquanto trabalha para converter uma eventual punição em suspensão temporária em vez de cassação definitiva. O relator do caso, Delegado Marcelo Freitas, é peça fundamental nesse esquema de delongas.
A aposta dos defensores de Eduardo é que uma suspensão temporária, a ser aprovada pelo plenário com apoio do Centrão, permitiria que ele evitasse o acúmulo de faltas e chegasse à desincompatibilização eleitoral ainda no cargo. O plano se beneficia do clima de revanche que tomou a Câmara após a rejeição no Senado da PEC da Blindagem, aprovada anteriormente pelos deputados.
Os bolsonaristas argumentam que o Centrão teria uma "dívida" a pagar após esse episódio, embora persista a incerteza sobre quanto capital político os partidos do centrão estarão dispostos a gastar na defesa do deputado, dado o significativo desgaste já sofrido com a votação da polêmica PEC.
Com informações do O Globo
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.