3922 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Documentos da CPMI do INSS revelaram que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi alvo de uma tentativa de fraude para desviar sua aposentadoria de anistiado político, no valor de R$ 12,5 mil, para a conta de um morador do Pará. A Polícia Federal abriu investigação em março de 2023 após o próprio INSS alertar sobre uma movimentação suspeita em que o perfil do presidente na plataforma "Meu INSS" foi acessado remotamente para solicitar a portabilidade do benefício, que seria transferido de uma conta em São Bernardo do Campo para uma em nome de Francisco Cardoso, residente no Pará.
A fraude foi bloqueada pela autarquia antes que causasse qualquer prejuízo, impedindo que os valores fossem efetivamente depositados na conta fraudulenta. Francisco Cardoso, que tem deficiência visual e também beneficiário do INSS, prestou depoimento à PF negando qualquer envolvimento e alegando que criminosos abriram uma conta bancária em seu nome sem seu conhecimento.
O caso foi arquivado pela Justiça após o Ministério Público Federal não conseguir comprovar a autoria do golpe, já que o pedido foi feito eletronicamente sem deixar rastros como endereço IP, evidenciando as vulnerabilidades do sistema que colocaram até o chefe do Executivo em risco.
Com informações do jornal O Globo
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.