1852 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O Governo do Brasil anunciou nesta quarta-feira (8) uma medida histórica: todas as favelas brasileiras agora têm um Código de Endereçamento Postal (CEP). O anúncio foi feito durante o seminário “Da Moradia ao Território: reconhecendo as periferias brasileiras”, coordenado pelo Ministério das Cidades.
De acordo com o ministro Jader Filho, o programa CEP para Todos garante dignidade a milhões de brasileiros. “Mais do que um número, ter CEP é possibilitar que as pessoas tenham acesso a direitos básicos, como chegar a um posto de saúde perto de casa. É uma dívida histórica que o governo Lula está reparando”, afirmou.
A primeira meta do programa, implementado em parceria com os Correios, o IBGE e a Secretaria Nacional de Periferias, previa garantir ao menos um CEP em todas as favelas do país até 2026. A meta foi concluída com mais de um ano de antecedência: 12.348 comunidades urbanas, distribuídas em 656 cidades, agora estão oficialmente registradas. Ao todo, 16,3 milhões de pessoas foram beneficiadas — sendo 72,9% pretos e pardos, segundo dados do IBGE.
O secretário Nacional de Periferias, Guilherme Simões, destacou que a iniciativa é apenas o começo. “Estamos reparando um erro de mais de 500 anos. O CEP é só parte de um processo de inclusão muito maior para garantir dignidade e reconhecimento a quem mora nas favelas”, disse.
As próximas etapas incluem o mapeamento interno das comunidades, garantindo CEP por logradouro (ruas, becos e vielas) inicialmente nos 59 territórios do programa Periferia Viva, que abrangem mais de 300 favelas. A fase final prevê atendimento físico dos Correios em 100 comunidades de todas as regiões do país.
Com essa conquista, o governo Lula consolida mais uma política pública de inclusão social, reconhecendo territórios historicamente invisibilizados e assegurando cidadania para milhões de brasileiros que antes eram ignorados até mesmo pelo serviço postal.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.