1643 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, surpreendeu nesta segunda-feira (13) ao sugerir publicamente um indulto para o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, durante discurso no Parlamento israelense (Knesset). O comentário foi feito diante de parlamentares e autoridades, em meio aos três processos por corrupção e abuso de poder que o premiê enfrenta em seu país.
“Charutos e champanhe, quem se preocupa com isso?”, ironizou Trump, em referência às acusações de que Netanyahu e sua esposa teriam recebido mais de US$ 260 mil (cerca de R$ 1,4 milhão) em presentes luxuosos de bilionários em troca de favores políticos. Em tom descontraído, o republicano se voltou ao presidente israelense, Isaac Herzog, e disse: “Tenho uma ideia, senhor presidente. Por que não lhe concede um indulto?”.
Trump reconheceu que a fala não estava no texto preparado: “Isso não estava no discurso, como provavelmente imaginam. Mas gosto deste cavaleiro que está ali”, completou, apontando para Netanyahu — que respondeu com um sorriso discreto.
Netanyahu nega qualquer irregularidade, e seus aliados classificam os processos como perseguição política. Além do caso dos presentes, o premiê é acusado de negociar cobertura positiva com grandes veículos de comunicação israelenses em troca de benefícios empresariais e regulatórios.
Desde que retornou ao poder em 2022, o líder israelense tenta aprovar uma reforma judicial polêmica que reduziria o poder da Suprema Corte, provocando enormes protestos populares antes da guerra em Gaza. Para críticos, o plano visa justamente enfraquecer o sistema de freios e contrapesos que pode levá-lo à condenação.
O gesto de Trump, que busca estreitar laços com o governo israelense e agradar sua base conservadora cristã, foi recebido com desconforto entre diplomatas e juristas. Para analistas, o pedido de indulto expõe o alinhamento político entre líderes acusados de corrupção e a tentativa de normalizar o abuso de poder como “mero detalhe”.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.