3929 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O mercado financeiro começa a projetar que a inflação oficial poderá fechar 2025 dentro da meta do governo, impulsionada pela recente redução de 14 centavos no preço da gasolina anunciada pela Petrobras e pela safra recorde de alimentos.
O Boletim Focus desta terça-feira (21) mostrou queda nas expectativas para o IPCA, que passou de 4,72% para 4,70% este ano - cada vez mais próximo do limite superior da meta de 4,5%. Economistas ouvidos pela colunista Amanda Klein já trabalham com projeções ainda mais otimistas, com Silvio Campos Neto, da Tendências Consultoria, afirmando que "aumentaram as chances de ficar no limite da meta", enquanto Alexandre Maluf, da XP, projeta 4,57% e aguarda apenas o IPCA-15 de outubro para revisar oficialmente seus números.
O comportamento dos preços tem sido puxado principalmente pela forte queda nos alimentos, que acumulam alta de apenas 1,7% de janeiro a setembro - metade do verificado no mesmo período de 2024 - graças à supersafra e à redução nos preços das commodities.
Por outro lado, os serviços seguem como principal risco inflacionário, rodando a 6,8% em 12 meses, pressionados pelo mercado de trabalho aquecido e possíveis estímulos fiscais em ano eleitoral. Paralelamente, o mercado elevou levemente a projeção de crescimento do PIB para 2025, de 2,16% para 2,17%, mantendo a expectativa de que o Banco Central inicie o ciclo de cortes da Selic - atualmente em 15% - entre janeiro e março de 2026.
Com informações do UOL
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.