Presidenta do México é assediada em público e reage com firmeza

Portal Plantão Brasil
5/11/2025 09:43

Presidenta do México é assediada em público e reage com firmeza

0 0 0 0

5009 visitas - Fonte: Plantão Brasil

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, foi vítima de assédio sexual nesta terça-feira (5), durante um ato público no centro da Cidade do México. Um homem tentou beijá-la à força e a tocou de forma inapropriada enquanto ela cumprimentava simpatizantes a caminho de um evento próximo ao Palácio Nacional.

Segundo o Diario Expreso, Sheinbaum caminhava entre apoiadores, tirando fotos e distribuindo cumprimentos, quando o agressor se aproximou e passou o braço sobre seu ombro, tocando sua cintura e peito antes de tentar beijá-la no pescoço. A cena, que durou poucos segundos, escancarou a falha de segurança em torno da chefe de Estado.

A ação só foi interrompida quando um agente da equipe de segurança percebeu o que ocorria e afastou o homem, identificado como Uriel Rivera, que aparentava estar sob efeito de álcool ou drogas. Apesar do constrangimento, a presidente manteve a compostura e serenidade, chegando até a posar para uma foto com o agressor antes de seguir o trajeto — um gesto que demonstrou autocontrole, mas também indignou parte da população.

O agressor foi preso e está sob custódia da Promotoria especializada em crimes sexuais. De acordo com a Secretaria de Segurança do México, ele será processado por tentativa de assédio sexual e invasão de espaço pessoal de autoridade pública. O episódio reacendeu o debate sobre a segurança presidencial e a violência de gênero no país.

A Secretaria das Mulheres (Semujeres) anunciou que acompanhará o caso para garantir punição exemplar. A titular da pasta, Citlali Hernández, declarou nas redes: “Repudiamos o ato que nossa presidente viveu hoje. É inaceitável a normalização do comportamento machista e invasivo contra mulheres em espaços públicos.”

O ataque a Sheinbaum, primeira mulher a governar o México, simboliza o desafio histórico enfrentado por mulheres no poder — e reforça a urgência de combater a cultura de impunidade e desrespeito que ainda assombra a sociedade mexicana.

Assista ao vídeo:


Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians