730 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou nesta segunda-feira (15/12) a marca de mais de 500 mercados internacionais abertos para produtos brasileiros. Em discurso na inauguração da nova sede da ApexBrasil, em Brasília, Lula defendeu a necessidade de uma atuação coletiva entre governo, setor produtivo e diplomacia para ampliar a inserção do país no comércio mundial.
Reforçando a ideia de trabalho em equipe, o presidente comparou a política ao futebol. Ele criticou o jogador que, ao marcar um gol após receber um passe decisivo, corre para a plateia em vez de agradecer quem o serviu. “Quando as coisas dão certo, você não pode correr para o abraço sozinho”, afirmou Lula, enfatizando que os acertos devem ser compartilhados e que os avanços recentes do Brasil são fruto de um aprendizado acumulado por anos.
Lula também abordou a postura do Brasil no exterior, criticando a ideia de que outros países teriam obrigação de comprar produtos nacionais. Para o presidente, o que deve prevalecer é a qualidade da oferta, não apenas o preço. Ele ressaltou o esforço do governo para superar um período de isolamento internacional e defendeu a necessidade de ampliar a presença técnica do Brasil no exterior, por meio da atuação conjunta de adidos do Ministério da Agricultura, Itamaraty e Embrapa.
Por fim, o presidente rebateu críticas ao setor agropecuário, destacando os investimentos brasileiros em genética, tecnologia e inovação, e a liderança do país na transição energética. Lula comparou a matriz energética brasileira — que já tem 53% de energia renovável em 2025 — com a de países ricos, que projetam 40% só para 2050. O presidente concluiu com um apelo por uma mudança de mentalidade: “Chega do Brasil se apresentar como se fosse um coitadinho. [...] É preciso a gente pensar grande”.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.