Lula diz que todos os envolvidos em desvios no INSS serão punidos, SEM EXCEÇÃO

Portal Plantão Brasil
18/12/2025 14:34

Lula diz que todos os envolvidos em desvios no INSS serão punidos, SEM EXCEÇÃO

0 0 0 0

96 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O presidente Lula decidiu adotar o tom de "doa a quem doer" diante da nova fase da Operação Sem Desconto, que atingiu o coração do Ministério da Previdência. Nesta quinta-feira, o petista garantiu que ninguém terá vida fácil se estiver envolvido nas fraudes bilionárias do INSS. Segundo ele, a investigação deve alcançar qualquer um, citando nominalmente seus ministros de confiança, como Fernando Haddad e Rui Costa, e até seu próprio filho, Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha. Resta saber se o entusiasmo investigativo se converterá em fatos ou se ficará apenas no campo da retórica.

A fala ocorreu em um momento de saia justa para o Palácio do Planalto. A Polícia Federal prendeu Adroaldo Portal, o número dois do Ministério da Previdência, que ocupava o cargo de secretário-executivo. Adroaldo, que já estava na estrutura do governo desde o início da gestão e possuía laços estreitos com o senador Weverton Rocha, foi flagrado no meio do furacão que apura desvios de R$ 6,3 bilhões. É o tipo de situação que obriga o presidente a declarar que investigaria até o próprio pai, se vivo fosse, para tentar estancar o desgaste político.

A situação de Lulinha também entrou no cardápio de questionamentos. A Polícia Federal apontou uma suposta parceria comercial entre o filho do presidente e Antônio Carlos Camilo Antunes, o "Careca do INSS", apontado como um dos principais operadores do esquema. Lula, demonstrando um distanciamento estratégico, afirmou que não acompanha os detalhes operacionais, mas reforçou que "quem estiver envolvido vai pagar o preço". É o clássico "não sei de nada" acompanhado de uma promessa de justiça implacável para acalmar os ânimos da opinião pública.

Veja:



Enquanto isso, o senador Weverton Rocha (PDT-MA), líder de um partido aliado, teve que receber os agentes da PF em sua casa para uma busca e apreensão. O esquema, que envolve a inserção de dados falsos em sistemas oficiais e a ocultação de patrimônio, parece ser bem mais "democrático" do que a política partidária, unindo nomes de diferentes escalões em torno dos descontos ilegais nas pensões dos idosos. A investigação agora foca em descobrir até onde ia essa rede de parcerias lucrativas às custas dos aposentados.

Com a prisão de Adroaldo Portal e as buscas contra parlamentares influentes, o governo tenta se equilibrar entre o apoio público às investigações e a blindagem de seus quadros principais. A promessa de Lula de investigar "até o Haddad" serve como uma declaração de impacto, mas a prova real virá quando os relatórios definitivos da Polícia Federal apontarem os verdadeiros beneficiários dos bilhões que sumiram. Por enquanto, a briga entre os fatos e as narrativas oficiais segue garantindo o entretenimento político em Brasília.

Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians