292 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou reuniões bilaterais com os presidentes do Panamá e do Uruguai durante a cúpula do Mercosul, neste sábado (20) em Foz do Iguaçu. No encontro com o presidente panamenho José Raúl Mulino, Lula confirmou que aceitou o convite para participar do Fórum Econômico Internacional da América Latina e Caribe, no Panamá, em 28 de janeiro. Os dois discutiram os resultados da visita oficial de Mulino ao Brasil em agosto, que resultou na compra de aviões da Embraer pelo Panamá e na adesão do Brasil ao Tratado sobre a Neutralidade do Canal do Panamá, acordo já encaminhado ao Congresso Nacional por Lula.
Com o presidente uruguaio Yamandú Orsi, Lula tratou de projetos concretos de integração bilateral. Os líderes discutiram a iminente licitação para a dragagem da hidrovia Uruguai-Brasil, cujos trabalhos foram atrasados pelas enchentes no Rio Grande do Sul em 2024, e a expectativa do início da construção de uma nova ponte entre os dois países em 2026. Lula também indicou a disposição do Brasil de assinar, em breve, um acordo para o estabelecimento do Centro Brasil-Uruguai de Pesquisa e Inovação em Ciências da Vida, reforçando a cooperação científica entre as nações.
Após os compromissos, Lula embarcou de volta para Brasília no fim da tarde. Os encontros bilaterais destacam a estratégia do governo brasileiro de aprofundar parcerias regionais específicas para além da agenda do Mercosul, combinando interesses comerciais, logísticos e científicos. A aproximação com o Panamá fortalece a presença brasileira na América Central, enquanto os avanços com o Uruguai consolidam uma fronteira integrada, com impacto direto no desenvolvimento econômico e na inovação tecnológica compartilhada.
Com informações da Agência Brasil
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.