1424 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O navio petroleiro apreendido pelos Estados Unidos neste sábado (20) próximo à costa da Venezuela estava a caminho da China, carregando cerca de 1,8 milhão de barris de petróleo cru venezuelano Merey. A embarcação, identificada como VLCC Centuries, operava sob bandeira do Panamá utilizando o nome falso "Crag" e transportava cargas da petroleira estatal PDVSA, de acordo com documentos obtidos pela Reuters. A apreensão ocorre em um contexto de escalada militar norte-americana na região, com pelo menos 104 pessoas mortas em 28 ataques desde setembro nas áreas do Caribe e do Oceano Pacífico próximas à América do Sul, justificados pelos EUA como ações de combate ao narcoterrorismo.
O fortalecimento das relações comerciais e diplomáticas entre países latino-americanos e a China é apontado como um dos fatores subjacentes à ofensiva estadunidense. A China é o principal destino do petróleo venezuelano, tendo recebido 68% das exportações brutas do país apenas em 2023, segundo relatório da Energy Information Administration. A apreensão de cargas com destino ao gigante asiático reflete a disputa geopolítica e econômica entre Washington e Pequim, que buscam consolidar sua influência sobre recursos estratégicos e rotas marítimas. Enquanto os EUA projetam um PIB de US$ 30,51 trilhões em 2025, a China, sua maior rival sistêmica, deve atingir US$ 19,23 trilhões, ampliando a competição global.
A ação contra o navio venezuelano é a segunda deste tipo em curto intervalo, após a interceptação de outra embarcação carregada com petróleo cru no início do mês. Governos latino-americanos, como Colômbia e Cuba, já condenaram as apreensões como violações da soberania regional e atos de "roubo" sob pretextos de segurança. O caso expõe a complexa teia de interesses em jogo, onde políticas de combate ao narcotráfico servem de justificativa para operações que impactam diretamente o comércio energético e as alianças estratégicas no Sul Global, tensionando ainda mais as relações entre Washington e os governos progressistas da América Latina.
Com informações da Reuters
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.