Governo Lula avalia que Trump pode tentar interferir nas eleições de 2026

Portal Plantão Brasil
23/12/2025 20:22

Governo Lula avalia que Trump pode tentar interferir nas eleições de 2026

0 0 0 0

712 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva avalia que a relação institucional com a Casa Branca não elimina o risco de uma eventual interferência dos Estados Unidos no processo eleitoral brasileiro de 2026. Integrantes do Palácio do Planalto consideram que gestos recentes de distensão, como a retirada parcial de tarifas sobre produtos brasileiros e o recuo em sanções previstas na Lei Magnitsky, podem ter representado apenas um movimento tático de Donald Trump após a tentativa frustrada de impedir a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, e não significam garantia de neutralidade futura por parte do governo norte-americano.

O Planalto observa com atenção precedentes recentes de ingerência. Na Argentina, durante a eleição legislativa, Trump condicionou a liberação de um pacote de ajuda financeira estimado em US$ 20 bilhões ao desempenho eleitoral do partido do presidente Javier Milei. Já em Honduras, o então apoio explícito de Trump ao candidato da ultradireita Nasry “Tito” Asfura gerou forte reação do governo local, com a presidente Xiomara Castro afirmando que o país enfrentou um “golpe eleitoral” em razão da “interferência do presidente dos Estados Unidos”. Na véspera do pleito, Trump concedeu indulto ao ex-presidente hondurenho Juan Orlando Hernández, aliado político de Asfura, condenado a 45 anos por tráfico de cocaína.

Entre as iniciativas preventivas do governo brasileiro está o reforço da cooperação bilateral no combate ao crime transnacional, anunciado recentemente. Segundo integrantes do Planalto, a estratégia busca reduzir espaços para narrativas que possam justificar ingerências políticas ou diplomáticas, como o tema do narcotráfico, utilizado por Trump para ações no Caribe e ameaças contra a Venezuela. A cooperação também teria servido para neutralizar tentativas de grupos bolsonaristas de buscar apoio externo sob o pretexto do combate ao crime organizado. No cenário regional, autoridades brasileiras mantêm atenção redobrada em relação à Venezuela, com preocupação sobre a possibilidade de uma intervenção militar norte-americana, considerada um precedente perigoso que poderia ser replicado em outros países.

Com informações da Folha de São Paulo

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians