Diretor de migração aponta que Silvinei usou identidade falsa de paraguaio

Portal Plantão Brasil
26/12/2025 17:09

Diretor de migração aponta que Silvinei usou identidade falsa de paraguaio

0 0 0 0

478 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

O ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques foi detido no Paraguai sob a acusação de ter usado documentos de um cidadão paraguaio para tentar deixar o país de forma clandestina, em uma clara tentativa de burlar um alerta internacional de captura. Conforme o diretor de Migrações do Paraguai, Jorge Kronawetter, Vasques "era um impostor" que se utilizou de um passaporte original de outra pessoa para fugir da América do Sul. "Ficou claro que se tratava de um impostor. Ele se utilizou do passaporte original dessa pessoa para poder burlar o alerta que tinha contra ele, uma ordem de captura internacional", afirmou a autoridade, caracterizando a prática como crime de usurpação de identidade.

As autoridades paraguaias informaram que Silvinei apresentou documentos em nome de Julio Eduardo, mas inconsistências em dados como numeração e impressões digitais levaram à sua abordagem, momento em que ele confessou que os documentos não lhe pertenciam. A checagem foi feita em cooperação com a Polícia Federal brasileira, que havia comunicado o rompimento da tornozeleira eletrônica por Vasques em Santa Catarina e sua proibição de sair do Brasil. "Pela manhã, nos certificamos, em colaboração com a Polícia Federal brasileira, que ele tinha medidas que o proibiam de sair do seu país e a proibição de usar o passaporte do seu país", declarou Kronawetter.

Silvinei Vasques já havia sido condenado em diferentes processos judiciais no Brasil, incluindo por integrar o "núcleo 2" de uma organização criminosa investigada por ações para monitorar autoridades e dificultar o voto de eleitores, especialmente no Nordeste, durante o segundo turno das eleições de 2022. Antes disso, foi condenado pela Justiça Federal do Rio de Janeiro por utilizar a estrutura da PRF de forma política durante a campanha eleitoral, resultando em multa superior a R$ 500 mil. A expectativa das autoridades é que ele seja expulso do território paraguaio e entregue à Polícia Federal brasileira pela Ponte da Amizade, entre Ciudad del Este e Foz do Iguaçu, para cumprir as determinações judiciais.

Com informações do Brasil247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians