206 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A Colômbia oficializou sua entrada no Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), o Banco do BRICS, em um movimento estratégico impulsionado pelo presidente Gustavo Petro. A adesão, celebrada pela presidente do banco, Dilma Rousseff, marca a primeira participação do país em uma instituição financeira voltada para uma ordem econômica multipolar, buscando reduzir a dependência de mecanismos tradicionais de crédito.
A iniciativa faz parte de uma política de diversificação das fontes de financiamento externo. O governo colombiano visa ampliar o acesso a recursos com condições competitivas para financiar projetos estruturantes em áreas prioritárias como infraestrutura, transição energética, inovação produtiva e modernização do Estado.
Dilma Rousseff destacou o caráter estratégico da decisão, afirmando que o ingresso aproxima a Colômbia de investimentos de grande escala e abre espaço para novas formas de cooperação. A adesão também coloca o país no radar para uma eventual futura integração ao bloco BRICS, ampliando sua projeção e inserção entre economias emergentes.
A expectativa é que, no curto e médio prazos, o acesso a linhas de crédito mais flexíveis do NBD viabilize projetos de longo prazo. O foco estará em setores como ferrovias, energias renováveis e o desenvolvimento de cadeias produtivas sustentáveis, alinhados ao objetivo de um crescimento econômico nacional mais sólido e autônomo.
Com informações da TV BRICS
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.