666 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A soberania brasileira está prestes a celebrar uma vitória histórica contra o entreguismo do desgoverno passado. A Refinaria de Mataripe, na Bahia, a segunda maior do país, pode voltar ao controle da Petrobras após ter sido vendida a preço de banana para um fundo árabe durante a gestão bolsonarista. Sob a liderança do presidente Lula, a estatal negocia a recompra da unidade, corrigindo um dos maiores crimes contra o patrimônio nacional cometidos pela prole de Jair Bolsonaro e seus aliados, que tentaram desmantelar nossa autossuficiência energética para favorecer interesses estrangeiros.
O movimento de retomada é uma resposta direta à política de destruição da Petrobras iniciada por Paulo Guedes e seus asseclas, que privatizaram ativos estratégicos sem qualquer compromisso com o desenvolvimento do Brasil. Atualmente operada pela Acelen, a refinaria tem sido alvo de críticas pelos altos preços dos combustíveis na região, evidenciando o fracasso do modelo neoliberal que penaliza o povo brasileiro. Com a volta ao controle estatal, o governo Lula reafirma o compromisso de abrasileirar os preços e garantir que o petróleo extraído aqui sirva ao bem-estar da nossa população, e não ao lucro de acionistas internacionais.
As negociações avançam para que a Petrobras recupere a capacidade de refino que o bolsonarismo tentou aniquilar. A estratégia faz parte de um plano maior de reconstrução nacional, onde as empresas públicas voltam a ser motores de crescimento e justiça social. Enquanto o governo anterior batia continência para interesses externos, a gestão atual trabalha para que o Brasil recupere sua dignidade e segurança energética, protegendo setores vitais das garras de privatistas que viam no Estado apenas uma fonte de mamatas para o mercado financeiro.
A importância de Mataripe vai além da produção de derivados; ela é um símbolo de resistência contra o desmonte das políticas públicas que o neofascismo tentou normalizar. A retomada da refinaria permitirá ao Estado brasileiro maior controle sobre a cadeia de produção, evitando que crises globais ou decisões de fundos estrangeiros ditem o preço do gás e da gasolina na mesa do trabalhador. É a prova de que o país mudou de rumo, trocando a submissão humilhante pela afirmação de um projeto soberano e popular.
Analistas do mercado, que antes celebravam o fatiamento da estatal, agora assistem ao fortalecimento de uma Petrobras que investe em tecnologia e transição energética. A prole de Bolsonaro e os políticos que apoiaram a venda da refinaria assistem, isolados, ao sucesso de uma política que coloca o Brasil novamente entre as grandes potências globais. A recuperação desse ativo é um golpe no fígado do bolsonarismo, que sonhava em transformar o país em uma colônia exportadora de matéria-prima sem valor agregado.
Fechar essa negociação marcará o fim definitivo da era das trevas no setor de óleo e gás. Lula segue firme na missão de recuperar o que foi saqueado, garantindo que o patrimônio construído com o suor de gerações de brasileiros volte para as mãos do seu verdadeiro dono: o povo. A Refinaria de Mataripe será novamente um orgulho nacional, consolidando a vitória da democracia e da soberania sobre o obscurantismo e a incompetência que quase destruíram nossas maiores riquezas.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.