PRESIDENTE DA PETROBRAS LANÇA 60 MANEIRAS DE BLINDAR A ESTATAL

Portal Plantão Brasil
17/11/2014 12:10

PRESIDENTE DA PETROBRAS LANÇA 60 MANEIRAS DE BLINDAR A ESTATAL

0 0 0 0

475 visitas - Fonte: Brasil 247

Presidente da estatal afirmou hoje em teleconferência com analistas e investidores que a empresa "não está pronta para divulgar as demonstrações contábeis, pois as denúncias recentes da Operação Lava Jato podem impactar os resultados da Petrobras"; segundo executivos, eventual baixa contábil será proporcional à propina paga; Graça Foster anunciou 60 medidas relevantes para melhorar o processo de gestão da companhia, de forma a averiguar normas e procedimentos; outras seis estão em processo de implementação; "Essas 66 ações de gestão foram encaminhadas aos auditores externos e aos escritórios de investigação independente para auxiliar suas análises", disse a executiva; diretor José Miranda Formigli afirmou que crescimento de produção em 2014 deve ser de 5,5% a 6%



Mesmo com o balanço do terceiro trimestre adiado para o dia 12 de dezembro, a Petrobras realiza nesta segunda-feira 17 uma conferência com investidores e analistas para falar sobre o período e a decisão de adiamento dos resultados.



O anúncio de que os números não seriam divulgados na última sexta-feira 14, conforme previsto, foi feito após prisões em nova etapa da Operação Lava Jato, da Polícia Federal.



O ex-diretor da estatal Renato Duque foi preso por suspeita de envolvimento em esquema de corrupção delatado pelo também ex-diretor Paulo Roberto Costa e pelo doleiro Roberto Youssef.



Leia abaixo reportagem do portal Infomoney sobre a teleconferência:



A presidente da companhia Graça Foster iniciou a teleconferência destacando porque houve o adiamento dos resultados da Petrobras.



"Neste dia de hoje em condições normais, teríamos um único assunto, mas teremos dois assuntos: demonstrações contábeis da Petrobras e resultados operacionais. Porém, a companhia não está pronta para divulgar as demonstrações contábeis, pois as denúncias recentes da Operação Lava Jato podem impactar os resultados da Petrobras".



Ela destaca que houve um fato marcante do dia 8 de outubro de 2014, que foram os depoimentos de Paulo Roberto Costa e o doleiro Alberto Youssef, que revelaram informações que podem afetar a contabilidade da companhia. Graça destacou que está havendo 60 medidas relevantes para melhorar o processo de gestão da companhia de forma a averiguar normas e procedimentos.



Graça ressaltou que houve a contratação no final de outubro de dois escritórios de advocacia independentes especializados em investigação, medidas jurídicas para ressarcir supostos recursos desviados. Além das 60 ações relevantes, mais 6 estão em processo de implementação. "Essas 66 ações de gestão foram encaminhadas aos auditores externos e aos escritórios de investigação independente para auxiliar suas análises".



"A Petrobras vem trabalhando de forma exaustiva e adotando diversas providências de controle interno", afirmou. Entre uma das medidas mais relevantes, afirma a presidente, é que a estatal recebeu autorização para criação de uma diretoria de compliance.



Sobre os dados de produção, Graça ressaltou os dados da companhia, que mostrou a maior produção histórica de petróleo no Brasil em outubro de 2014.



Graça encerrou a sua fala, registrando a crença na importância diretoria de compliance. "Queremos mais do que que respeito técnico, mas também na governança da Petrobras", afirmou.



José Miranda Formigli



O diretor de petróleo, gás e biocombustíveis da empresa, José Miranda Formigli destacou o aumento da produção, com o ramp-up em meio às interligações dos poços P-55, P-58, P-62 e a FPSO Cidade de Paraty.



O resultado operacional também foi importante, destacou, com o início do TLD de Iara Oeste e do SPA da Tartaruga Verde. Formigli destacou que não estão trabalhando somente no aumento das plataformas, mas também na qualidade dos PLSVs. "Aumentamos a frota, estamos aumentando a frota e estamos diminuindo o tempo não-produtivo", afirma Formigli.



O diretor destacou que o crescimento de produção em 2014 deve ser de 5,5% a 6%. A companhia encerrou 2013 com produção de 1.931 (mbpd). A petrolífera deve encerrar o ano com uma frota de 19 navios.



Ele ainda ressaltou o aumento da oferta de gás natural no Brasil e do aumento da exportação de petróleo.



José Carlos Cosenza



O diretor de abastecimento da Petrobras destacou o aumento de 4% na produção de derivados no terceiro trimestre de 2014 ante o mesmo período do ano passado. Para o quarto trimestre, a expectativa é de aumento da produção de diesel por conta da entrada da Rnest e hidrotratamento da REFAP.



Almir Barbassa



O diretor financeiro Almir Barbassa ressaltou que as demonstrações contábeis não revisadas justifica-se pelo dever de informar, agindo com diligência e transparência. De acordo com ele, os dados refletirão a situação patrimonial da Petrobras à luz dos fatos conhecidos até a sua divulgação, mas não substitui o dever de revelar os resultados.



Barbassa ressaltou que as agências de risco serão informadas dos motivos pelos quais a companhia não divulgou as demonstrações contábeis revisadas referentes ao terceiro trimestre dentro do prazo legal, assim como das ações que vêm sendo tomadas pela companhia. Tão logo haja uma definição, a companhia comunicará a data de divulgação com antecedência de 15 dias.



Perguntas de analistas



Perguntado como serão feitos os ajustes contábeis se comprovados os desvios na Petrobras, Barbassa respondeu que serão feitos ao preço justo do imobilizado adquirido. Se houve algum pagamento além do que seria o preço justo de qualquer bem ou serviço, esse valor deverá ser retirado do imobilizado e levado a resultados. Pode ser um ativo comprado ou projeto, que tenho tido pagamento de preço excessivo.



A analista de petróleo do Itaú BBA, Paula Kovarksy, destacou que a empresa normalmente capta valores relevantes no exterior no primeiro trimestre e perguntou: "existe alguma restrição enquanto ainda não tiver informações auditadas?" Barbassa ressaltou que certamente "precisamos de carta de auditores para ter qualquer emissão. Temos que trabalhar para produzir o relatório revisado o mais rapidamente possível e operar o mais rapidamente possível". Barbassa ressaltou ainda que a companhia não pretende fazer emissão de ações este ano.



Já Graça Foster ressaltou que a estatal vai usar provas da PF para fazer as baixas contábeis. "Nós temos um cronograma de atividade e temos prazo para fechamento dessas atividades, perdas causadas por frauda de forma objetiva a nossa referência são os depoimento e provas emprestadas e encaminhadas pela Polícia federal, vamos usar essas provas para fazer essas baixas", afirmou.



Perguntados se esperam que haja um efeito no dividendo, principalmente queda dos proventos das ações ordinárias, os diretores da Petrobras ressaltaram que é pré-maturo falar sobre o assunto, mas que não esperam mudanças nos dividendos.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians