Ministro da Saúde de Temer defende cortes na saúde e diz que brasileiro imagina doenças

Portal Plantão Brasil
16/7/2016 16:03

Ministro da Saúde de Temer defende cortes na saúde e diz que brasileiro imagina doenças

Não é brincadeira, foi notícia em todos jornais

0 0 0 0

4063 visitas - Fonte: Sul21

Da Redação

O ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP), disse nesta sexta-feira (15) que a maior parte dos brasileiros que procura atendimento em unidades básicas de saúde “imagina estar doente, mas não está”. Segundo ele, faz parte da “cultura do brasileiro” acreditar que só foi bem atendido após passar por exames e receber a prescrição de remédios, o que acabaria causando gastos desnecessários ao Sistema Único de Saúde (SUS). Barros fez as declarações em visita à Associação Médica Brasileira (AMB).



“A maioria das pessoas chega ao posto de saúde ou ao atendimento primário com efeitos psicossomáticos. Por que 50% dos exames laboratoriais não são retirados pelos interessados? Por que 80% dão resultado normal? Porque foram pedidos sem necessidade”, disse o ministro, segundo o jornal Estado de S. Paulo.

Os argumentos do ministro, no entanto, foram rechaçados por entidades médicas. “De maneira geral, qualquer unidade de saúde terá 70% dos exames com resultado normal. Isso acontece porque o paciente não é bem examinado, não é bem interrogado, e são solicitados os exames errados. Ou então, na rede pública, o exame demora tanto para ficar pronto que, até lá, o paciente já sarou e não vai retirar o resultado”, afirmou Antonio Carlos Lopes, presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, segundo o jornal.









Recentemente, Barros afirmou que não iria pedir mais recursos para a Saúde ao vice-presidente em exercício Michel Temer porque disse que não falta dinheiro, mas sim gestão na área. “Não farei uma divergência do governo para estabelecer uma disputa por recursos a mais ou a menos”, afirmou.

Ele também se envolveu em uma polêmica com a antiga direção do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) em que se valeu de números equivocados para criticar a gestão da instituição.





APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians