933 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), órgão responsável pela prevenção à lavagem de dinheiro, identificou uma transação financeira entre um ourives de Goiânia e o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL). O ourives, ao ser questionado pelo jornal O Globo, afirmou não conhecer Mauro Cid.
Segundo um relatório de inteligência financeira do Coaf, foi destacada uma transferência no valor de R$ 20.520 feita ao militar em 2022. O remetente é Heitor Garcia Cunha, proprietário de um estande no Hipercamelódromo OK em Goiânia, especializado em comércio de dispositivos eletrônicos e também atuante em uma joalheria na capital.
Cunha, ao ser questionado sobre a transação, disse: "Eu nem conheço essa pessoa. Pode ser que, em algum negócio que eu tenha feito, me passaram os dados dele para eu fazer o depósito. Ontem, eu vi o nome da pessoa na imprensa e relacionei ao depósito". Ele mencionou não se recordar da negociação específica e reforçou sua atuação como comerciante e joalheiro.
Mauro Cid está atualmente sob investigação da Polícia Federal (PF) por suspeitas de desvio de joias e relógios recebidos pela Presidência da República durante viagens oficiais. Esses itens, que deveriam fazer parte do acervo patrimonial da União, supostamente contribuíram para o "enriquecimento ilícito" do grupo sob investigação.
Desde maio, Cid encontra-se preso preventivamente devido a outra investigação que analisa possíveis irregularidades nos cartões de vacinação dele, de Bolsonaro e de seus familiares.
A quebra do sigilo bancário de Heitor Garcia Cunha foi autorizada a pedido da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) em 8 de janeiro, após a obtenção de relatórios de inteligência financeira relacionados a Cunha e Mauro Cid.
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.