522 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Neste domingo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita à Sala de Monitoramento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), em Brasília, ao lado do ministro da Educação, Camilo Santana, e do presidente do INEP, Manuel Palacios. A edição de 2024 do Enem conta com 4,3 milhões de inscritos, sendo que 1,6 milhão são concluintes do ensino médio.
As provas acontecem em dois domingos consecutivos, 3 e 10 de novembro, em todo o Brasil. No primeiro dia, os candidatos terão que escrever uma redação e responder a questões de Linguagens e Ciências Humanas. No segundo dia, as provas abordarão Matemática e Ciências da Natureza.
Para garantir a segurança e a organização do exame, o INEP esclarece as regras: os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13h, e a prova começa às 13h30, seguindo o horário de Brasília. Os candidatos devem levar caneta preta de corpo transparente, documento de identidade e garrafa de água transparente. Acessórios como bonés, relógios e eletrônicos são proibidos.
O Enem utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI) para corrigir as provas, onde as questões possuem pesos variados conforme o nível de dificuldade. Assim, o desempenho dos candidatos reflete a consistência das respostas, valorizando acertos em questões mais complexas.
Para os que eventualmente não puderem comparecer por motivo de doença, o exame pode ser reaplicado, mediante apresentação de laudo médico. O gabarito será divulgado em 20 de novembro, e o resultado individual estará disponível em 13 de janeiro de 2025.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.