472 visitas - Fonte: Plantão Brasil/ Youtub
O secretário de segurança e defesa social de Campo Grande, Anderson Gonzaga da Silva Assis, foi alvo de críticas e revolta após um áudio vazado no qual ele elogia Adolf Hitler. No áudio, feito durante uma reunião com membros da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) no início do ano, Assis chega a afirmar que "a Alemanha é a potência que é hoje graças ao Hitler", destacando que gostaria de ser "um terço daquele líder".
Assis, que é guarda civil metropolitano, argumentou que sua fala teria sido retirada de contexto e declarou que admira Hitler pelo que considera ser sua "inteligência". O episódio gerou grande repercussão e colocou a prefeita Adriane Lopes (PP), eleita com apoio de Jair Bolsonaro, sob pressão. Em resposta, a prefeitura minimizou as declarações, alegando que a fala de Assis teria sido feita para se defender de uma "montagem maldosa".
O Sindicato dos Guardas Municipais de Campo Grande (SindGCM-CG) manifestou apoio a Assis, afirmando que o áudio seria um trecho descontextualizado e pedindo cautela no julgamento do caso. "Não se pode admitir que uma fala descontextualizada seja considerada crime", defendeu o sindicato em nota assinada por seu presidente, Hudson Pereira Bonfim.
Apesar das tentativas de minimizar o impacto, o caso provocou debates acalorados e gerou indignação em parte da população, que exige uma investigação rigorosa sobre as declarações.
Ouça o áudio:
Secretário de segurança de Campo Grande, Anderson Gonzaga, elogia Hitler durante reunião: ’Alemanha é a potência que é hoje graças ao Hitler’. ‘Queria ser 1/3 daquilo ali”.
— GugaNoblat (@GugaNoblat) November 6, 2024
A gravação é do início do ano mas só foi revelada há pouco. pic.twitter.com/kzdf9Rouf1