267 visitas - Fonte: Plantão Brasil/ Youtub
Ativistas que protestam contra o corte de árvores na Avenida Sena Madureira, Zona Sul de São Paulo, enfrentaram repressão da Guarda Civil Metropolitana (GCM) nesta quinta-feira (7). Em um ato pacífico, a vereadora eleita Renata Falzoni (PSB) foi arrastada e imobilizada por agentes enquanto tentava impedir a derrubada das árvores. Ela afirmou ter sofrido lesões na coxa durante o conflito, enquanto o ex-deputado Eduardo Jorge (PV), também presente, foi contido pelos guardas.
Renata relatou que, ao chegar ao local, ela e outros manifestantes abraçaram as árvores para barrar o avanço das motosserras, mas quatro árvores acabaram derrubadas. A ativista afirma ter resistido pacificamente, fazendo "peso morto" enquanto era retirada, mas acabou sendo carregada por quatro agentes.
A vereadora acionou o Ministério Público e órgãos ambientais para tentar suspender o corte, chamando o projeto do túnel de "crime urbanístico, ambiental e social". Ela ainda criticou a construção, afirmando que ela prejudica a mobilidade, destrói áreas verdes e bloqueia o curso de um rio local.
Durante o protesto, outra ativista, a radialista Karen Sayão, foi detida ao abraçar uma árvore. Segundo Karen, ela foi algemada e levada ao 16º Distrito Policial, onde recebeu um boletim de ocorrência por desacato e resistência. "Fui tratada como criminosa por proteger uma árvore", desabafou a radialista, lamentando a perda das árvores e dos ninhos de pássaros que ali estavam.
A Prefeitura de São Paulo iniciou na quarta-feira (6) a construção de dois túneis na área, com cortes no canteiro central, apesar dos protestos dos moradores e questionamentos sobre a legalidade da obra e a ausência de proteção à área verde.
Assista a vídeo aqui
Com informações do G1
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.