772 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A Controladoria-Geral da União (CGU) revelou indícios de fraudes e graves irregularidades no uso das emendas do orçamento secreto, aplicadas entre 2020 e 2023. O relatório, enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), atende a um pedido do ministro Flávio Dino, que determinou a suspensão dessas verbas devido à opacidade em sua destinação e execução.
A auditoria mostrou que 1 a cada 3 projetos financiados por essas emendas sequer foi iniciado, apesar de os recursos já terem sido liberados. O cenário é ainda mais preocupante nas obras voltadas à educação básica, onde 78% dos projetos estavam paralisados ou nem saíram do papel, mesmo com os repasses concluídos. Esses dados reforçam as críticas à falta de transparência e eficiência desse mecanismo criado sob o governo Bolsonaro.
Entre as irregularidades, a CGU também apontou problemas nos repasses a ONGs, com metade das 10 principais organizações beneficiadas apresentando insuficiência técnica ou estrutura inadequada para executar os serviços contratados. Além disso, a execução dos cronogramas pactuados revelou um descompasso preocupante com os valores públicos repassados.
A investigação do orçamento secreto, uma das maiores marcas de opacidade e favorecimento político do governo anterior, evidencia o uso indiscriminado de recursos públicos em projetos que não foram concluídos ou sequer iniciados. Isso comprometeu investimentos em áreas essenciais como educação, saúde e infraestrutura.
O governo Lula, que assumiu com o compromisso de combater práticas obscuras herdadas do bolsonarismo, defende a transparência total no uso das verbas públicas. A investigação da CGU fortalece essa agenda ao expor a necessidade de reformular o modelo de emendas parlamentares, priorizando critérios técnicos e fiscalização rigorosa.
Com a investigação em andamento e a análise pelo STF, espera-se que os responsáveis pelas irregularidades sejam responsabilizados e que o modelo de distribuição de verbas públicas seja transformado, eliminando resquícios das práticas herdadas do orçamento secreto.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.