934 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, criticou duramente a Rede Globo após a emissora interromper uma fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante sua entrevista ao Fantástico, no último domingo (15). A Globo rebateu a declaração de Lula sobre a ausência de presunção de inocência no processo da Lava Jato, o que provocou uma reação da parlamentar nas redes sociais.
“Corrigindo o Fantástico: Lula nunca teve direito à presunção de inocência porque foi processado e julgado por um ex-juiz parcial, incompetente e em conluio com a acusação. Seu direito de defesa foi sistematicamente negado por Sergio Moro e pelos desembargadores do TRF-4, que barraram pedidos de perícia e produção de provas”, afirmou Gleisi. Ela ainda destacou que os abusos cometidos contra Lula só foram reconhecidos e corrigidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), após anos de injustiças.
Durante a entrevista, Lula comentou a prisão do general Walter Braga Netto, apontando que os envolvidos na trama golpista deveriam ter direito à presunção de inocência, algo que ele mesmo não teve no caso do triplex do Guarujá. “Eu defendo que eles tenham a presunção de inocência que eu não tive, quero que tenham todo o direito de defesa, mas, se as acusações forem verdadeiras, precisam ser punidos severamente”, declarou o presidente.
Em resposta, a Globo afirmou que a defesa de Lula participou de todas as etapas do julgamento na época, omissão que Gleisi classificou como desonesta. “A Globo tentou distorcer os fatos ao não reconhecer que Lula foi preso injustamente, sem provas concretas, e que a parcialidade de Moro e o conluio com Deltan Dallagnol só vieram à tona com as decisões do STF. Essa tentativa de reescrever a história é mais uma demonstração de como a imprensa tradicional operou como braço político da Lava Jato”, reforçou a presidente do PT.
A condenação de Lula, conduzida por Moro e pelo ex-procurador cassado Deltan Dallagnol, foi marcada por uma série de irregularidades reconhecidas pela Suprema Corte. Entre elas, a condução coercitiva ilegal, vazamentos seletivos e a interferência direta do juiz no trabalho da acusação. Tudo isso, segundo Gleisi, foi amplificado pelo apoio irrestrito da mídia hegemônica, que transformou o processo em um espetáculo público de condenação sem provas.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.