2019 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A proposta de emenda constitucional que propõe o fim da jornada de trabalho 6x1 — seis dias de serviço para apenas um de descanso — voltou à pauta do Congresso após o presidente Lula declarar apoio público à medida. O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), confirmou que levará o tema à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) já na próxima semana.
A proposta, de autoria da deputada Érika Hilton (Psol-SP), estava paralisada desde fevereiro, mas ganhou novo fôlego após o pronunciamento de Lula na véspera do Dia do Trabalhador. Em rede nacional, o presidente defendeu uma revisão urgente do modelo atual, propondo mais equilíbrio entre trabalho e vida pessoal dos brasileiros.
“Está na hora de o Brasil dar esse passo”, disse Lula. “Vamos ouvir todos os setores da sociedade para garantir que trabalhadores e trabalhadoras tenham dignidade e bem-estar.”
A movimentação no Congresso vem acompanhada do engajamento popular. Durante o ato de 1º de Maio em São Paulo, integrantes do movimento Vida Além do Trabalho (VAT), fundado pelo vereador Rick Azevedo (Psol-SP), levaram às ruas o apoio à proposta e reforçaram a pressão por sua aprovação.
No Partido dos Trabalhadores, o fim da escala 6x1 é tratado como uma pauta histórica e prioritária. O secretário nacional de comunicação do PT, Jilmar Tatto, reafirmou que a bancada está unida para avançar com a proposta, considerada essencial para modernizar as relações de trabalho e combater jornadas abusivas ainda comuns no país.
Com o aval de Lula e a articulação de lideranças parlamentares, a expectativa é que a PEC ganhe tração e inicie sua tramitação formal na CCJ nos próximos dias.
Com informações do jornal O Globo
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.