Barco com comida e remédios para Gaza é bombardeado por Israel em águas internacionais

Portal Plantão Brasil
2/5/2025 14:59

Barco com comida e remédios para Gaza é bombardeado por Israel em águas internacionais

0 0 0 0

632 visitas - Fonte: Plantão Brasil

Uma embarcação da missão internacional Flotilha da Liberdade, carregada com suprimentos destinados à população palestina cercada em Gaza, foi covardemente atacada por drones do exército de Israel enquanto navegava em águas internacionais. O crime ocorreu na madrugada desta sexta-feira (2) e foi denunciado por organizações de direitos humanos e por membros da tripulação, incluindo o ativista brasileiro Thiago Ávila, que fazia parte dos cerca de 30 tripulantes a bordo.

Em vídeo publicado nas redes sociais, Ávila relatou o horror vivido após o bombardeio: o barco pegou fogo, ficou com um buraco na estrutura e, mesmo após mais de oito horas, nenhuma equipe de resgate havia chegado. O ataque ocorreu por volta das 00h30 no horário de Malta (19h30 em Brasília), e a ausência de socorro agravou o risco de naufrágio.

Assista:


O governo de Malta afirmou que a tripulação se recusou a ser transferida para um rebocador, ainda que esse tenha conseguido apagar o fogo. Contudo, a versão oficial maltesa contrasta com o apelo desesperado dos ativistas, que pediram socorro internacional imediato e denunciaram a omissão das autoridades diante do crime.

Segundo Ávila, a missão era exclusivamente humanitária e não violava nenhuma norma ou tratado internacional. Ele cobrou ação de todos os governos para pressionar Israel a acabar com o bloqueio desumano à Faixa de Gaza, onde civis sofrem com fome, sede e ataques diários.

O ataque é mais um grave episódio da escalada genocida promovida por Israel, violando o direito internacional e desrespeitando convenções marítimas. A embarcação não apresentava risco militar, tampouco foi avisada previamente antes de ser bombardeada, o que configura mais um crime de guerra em meio ao cerco criminoso contra o povo palestino.

Entidades internacionais já classificam essas ações como crimes contra a humanidade. A comunidade internacional, cúmplice pela omissão, precisa reagir com firmeza para impedir que mais inocentes sejam atacados por buscar apenas sobreviver.
Com informações do Brasil 247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians