4137 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Em mais um episódio de provocação e desrespeito, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou nas redes sociais uma imagem gerada por inteligência artificial em que aparece vestido como Papa, usando mitra e crucifixo, apenas onze dias após a morte de Francisco. A montagem, divulgada inicialmente pela conta da Casa Branca no X (ex-Twitter) e reproduzida por Trump em sua rede, a Truth Social, causou revolta e perplexidade em todo o mundo.
A publicação foi acompanhada de uma declaração irônica feita por Trump na Casa Branca: “Eu gostaria de ser Papa. Essa seria a minha escolha número um.” Indagado sobre a sucessão no Vaticano, Trump afirmou não ter um favorito, mas mencionou vagamente “um cardeal em Nova York que é muito bom”.
A morte de Francisco, ocorrida na segunda-feira de Páscoa em decorrência de um AVC e falência cardíaca, comoveu milhões de fiéis em todo o mundo. O conclave que definirá o novo pontífice já está em andamento no Vaticano, com o mundo católico em luto e expectativa.
A atitude de Trump, ao se retratar como líder da Igreja Católica, foi duramente criticada por religiosos, fiéis e usuários das redes sociais. Muitos classificaram o gesto como uma tentativa grotesca de autopromoção, feita em um momento de dor e respeito pela memória de Francisco, um Papa progressista e símbolo de diálogo entre os povos.
— The White House (@WhiteHouse) May 3, 2025