2666 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) voltou a alertar para os riscos da propagação de crimes violentos nas redes sociais, após a recente tentativa de ataque com bomba durante um show da cantora Lady Gaga no Brasil. O episódio teria sido articulado por meio de um “desafio digital” e quase terminou em tragédia, segundo autoridades.
“Mais um crime bárbaro planejado pela internet. A ameaça de ataque a bomba ao show da Lady Gaga é mais um alerta de que devemos agir. Para isso é que propus uma CPI”, escreveu a parlamentar. Ela se refere à proposta de criação da CPI da Infância e Adolescência Seguras, que já conta com as assinaturas necessárias e aguarda encaminhamento da Mesa Diretora da Câmara.
Segundo Maria do Rosário, os crimes digitais que incitam violência contra terceiros e também contra os próprios jovens precisam ser enfrentados com firmeza. Ela ressaltou que, dessa vez, a ação rápida das forças de segurança evitou o pior, mas destacou a urgência de medidas legislativas que responsabilizem as plataformas que permitem a disseminação de discursos de ódio e ameaças.
A tentativa de atentado teria como alvo a população LGBTQIA+ e crianças, o que reforça a gravidade do caso. O adolescente suspeito foi detido em São Paulo, com indícios de que pretendia fazer uma transmissão ao vivo durante o crime.
A deputada, que tem histórico de defesa dos direitos humanos e da infância, reforçou: “Redes e ruas estão ligadas, as redes não podem veicular ódio livremente”.
Mais um crime bárbaro planejado pela internet. A ameaça de ataque a bomba ao show da Lady Gaga é mais um alerta de que devemos agir. Para isso é que propus uma CPI. Teria partido de um "desafio digital" nas redes digitais e quase foi concretizada.
— Maria do Rosário (@mariadorosario) May 4, 2025
Os crimes digitais, que levam…