421 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa nesta segunda-feira (12), em Pequim, do Fórum Empresarial Brasil-China. A iniciativa, promovida pela ApexBrasil em parceria com os ministérios das Relações Exteriores e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, tem como objetivo ampliar as parcerias estratégicas entre os dois países e diversificar as exportações brasileiras com valor agregado.
Em um contexto global instável, marcado pelo isolacionismo de Donald Trump e sua política tarifária hostil, o Brasil aposta na diplomacia econômica de Lula para fortalecer laços com a China — principal destino das exportações nacionais. A presença de Lula consolida o Brasil como protagonista no cenário geopolítico internacional e reafirma a soberania nacional frente às ameaças do extremismo de direita.
Produtos como carnes, café, alimentos industrializados e soluções de bioenergia estão entre os destaques da pauta de exportações que o governo quer ampliar, focando em sustentabilidade, inovação e geração de empregos no Brasil.
O fórum reunirá aproximadamente 200 empresários brasileiros e 200 executivos chineses. O encontro é uma oportunidade histórica para fomentar investimentos em setores estratégicos e ampliar a presença de produtos brasileiros com maior valor agregado no mercado asiático.
A presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), Dilma Rousseff, também deve marcar presença no evento, fortalecendo ainda mais os laços dentro do bloco dos Brics e reafirmando o papel do Brasil na construção de uma ordem mundial mais multipolar e justa.
Lula, mais uma vez, aposta no diálogo e na diplomacia para impulsionar a economia brasileira, enquanto setores da extrema direita continuam apostando no conflito, no negacionismo e na sabotagem do Brasil.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.