Jair Bolsonaro voltou a tentar se apropriar de eventos públicos e espontâneos nesta terça-feira (29), ao aparecer em uma motociata em Brasília vinculada ao tradicional Capital Moto Week — o maior encontro de motociclistas da América Latina, que ocorre anualmente sem qualquer relação com o bolsonarismo. Ainda assim, o ex-presidente tentou transformar a ocasião em um ato político, mesmo enfrentando restrições judiciais e um cerco cada vez maior da Justiça.
Embora impedido de usar redes sociais e obrigado a usar tornozeleira eletrônica, Bolsonaro apareceu em cima de um carro de som, ao lado da esposa Michelle e do filho Flávio Bolsonaro, tentando angariar apoio popular em meio ao colapso de sua base política. Alegando questões de saúde após cirurgia recente, ele sequer participou do evento sobre duas rodas — participou de carro, foi carregado nos ombros por simpatizantes e saiu rapidamente sem dar declarações.
O vídeo publicado no X por bolsonarista tenta validar a usurpação descarada de Bolsonaro. Veja:
Organizadores do Capital Moto Week já deixaram claro que o evento é apartidário e não tem qualquer vínculo com o bolsonarismo. Bolsonaro, no entanto, tenta sequestrar simbolicamente o evento para fingir que ainda possui influência popular, em um momento em que o bolsonarismo enfrenta desgaste, falta de apoio no Congresso e articulações fracassadas até mesmo com aliados internacionais, como Donald Trump.
A motociata, que ocorreu durante a semana de preparação para protestos bolsonaristas marcados para o domingo (3), é mais uma tentativa desesperada de inflar artificialmente a imagem do ex-presidente. Os atos pretendem pressionar o Congresso a aprovar medidas para livrá-lo de possíveis prisões, mas líderes do Legislativo têm se mantido distantes da proposta — inclusive após ameaças feitas por Eduardo Bolsonaro, que, nos EUA, sugeriu sanções contra parlamentares brasileiros.
Um dos momentos mais constrangedores do evento foi a presença de faixas exaltando Donald Trump, criador do tarifaço que atinge diretamente o Brasil. Em um delírio ideológico, bolsonaristas celebraram o que consideram uma “ajuda” do republicano para atacar Lula e o ministro Alexandre de Moraes, ignorando que as medidas de Trump prejudicam a economia nacional e as exportações brasileiras.
Ao tentar colar sua imagem à de Trump e ao se infiltrar em um evento popular que nada tem a ver com sua figura, Bolsonaro escancara o esvaziamento de sua liderança e a dificuldade em mobilizar apoio real. Sem respaldo institucional, sem base de sustentação e agora sem nem poder andar de moto, resta ao ex-presidente encenar apoio em atos que não são seus.
Com informações do Plantão Brasil
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.