4231 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Em resposta ao fracasso retumbante dos atos bolsonaristas no último domingo, o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias, declarou que os protestos "floparam" e reafirmou que as cores verde e amarelo serão resgatadas como símbolos nacionais legítimos, longe da apropriação pela extrema-direita.
Com adesão mínima nas ruas – apenas 3 mil pessoas na Avenida Paulista, ante promessas de 100 mil –, os atos evidenciaram o esvaziamento do bolsonarismo, agravado pela ausência de figuras-chave como Tarcísio de Freitas e pela fuga do próprio Bolsonaro, submetido a tornozeleira eletrônica pelo STF.
Lindbergh destacou a contradição dos manifestantes, que ostentavam bandeiras dos EUA enquanto atacavam o Supremo: "Estão abraçados à bandeira norte-americana, é traição à pátria. Tudo para livrar a cara de Bolsonaro". A cena contrasta com a postura do governo Lula, que avança na reconstrução das instituições e na defesa da soberania nacional, transformando o verde-amarelo em emblema de unidade popular, não de divisão golpista.
Flopou. Fracasso total da manifestação dos bolsonaristas. Lula chama o povo brasileiro para resgatar as cores verde e amarelo. Fora traidores da Pátria! pic.twitter.com/EGrpXESZ4d
— Lindbergh Farias (@lindberghfarias) August 3, 2025