1473 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O governo federal intensificou o acompanhamento da situação na fronteira norte diante da possibilidade de aumento no fluxo de refugiados provenientes da Venezuela após os ataques militares dos Estados Unidos. O cenário de instabilidade política, econômica e social no país vizinho tem potencial para ampliar a chegada de migrantes ao Brasil, sobretudo pelo estado de Roraima, principal porta de entrada desses deslocamentos. O Ministério da Justiça e Segurança Pública informou que monitora de forma permanente um eventual crescimento do fluxo migratório, declarando que "acompanha um eventual aumento do fluxo migratório em Roraima" no âmbito de suas atribuições.
A Venezuela vive uma crise prolongada que já provocou um dos maiores deslocamentos humanos da história recente da América Latina, com o Brasil sendo o terceiro país da região que mais recebeu refugiados e migrantes venezuelanos, atrás apenas da Colômbia e do Peru. Além dos efeitos migratórios, o governo brasileiro avalia impactos diretos na área da saúde, com o ministro Alexandre Padilha afirmando que ações militares contra a Venezuela podem ampliar a pressão sobre os serviços de saúde na região de fronteira. "Desde o início das operações militares no entorno do país vizinho, preparamos a nossa Agência do SUS, a Força Nacional do SUS e nossas equipes de Saúde Indígena para reduzirmos, ao máximo, os impactos do conflito na saúde e no SUS brasileiro", declarou Padilha, reforçando o compromisso humanitário do Brasil: "Que venha a PAZ! Enquanto isso, cuidaremos de quem precisar ser cuidado, em solo brasileiro".
A escalada militar que motivou o alerta ocorreu após declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que afirmou ter realizado um ataque de grande escala contra a Venezuela, capturando o presidente Nicolás Maduro e sua esposa. Enquanto Trump não informou o destino do presidente venezuelano, a vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, afirmou não saber onde Maduro se encontra e exigiu uma prova de vida do governo estadunidense, em meio a relatos de explosões em Caracas que aprofundam o clima de instabilidade e elevam a apreensão em toda a região, com consequências humanitárias que já começam a ser sentidas pelo Brasil em sua fronteira norte.
Com informações do G1
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.