618 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O papa Leão XIV declarou publicamente que a Venezuela deve manter sua soberania e independência, manifestando "profunda preocupação" com a crise após a captura do presidente Nicolás Maduro por forças dos Estados Unidos. Ao se dirigir aos fiéis na Praça de São Pedro, o pontífice fez um apelo direto para que os direitos humanos sejam respeitados e a violência superada, colocando o bem-estar do povo venezuelano acima de disputas políticas ou interesses externos.
Em sua declaração, Leão XIV enfatizou que "o bem-estar do amado povo venezuelano deve prevalecer sobre todas as outras considerações e levar à superação da violência e ao início de caminhos de justiça e paz, garantindo a soberania do país". O pronunciamento ocorre em meio à grave escalada internacional, após a detenção de Maduro e sua esposa, que foram formalmente acusados pela Justiça norte-americana por crimes ligados ao narcoterrorismo.
A posição do Vaticano soma-se ao crescente coro de vozes internacionais que reagem à intervenção militar estadunidense, destacando a necessidade de se preservar a autodeterminação das nações. O apelo do papa por justiça e paz reforça o princípio de que soluções devem ser buscadas por meio do diálogo, não da força, em defesa clara da soberania venezuelana contra ações unilaterais.
Com informações do g1
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.