Após atacar Venezuela, Trump ameaça México e diz que cartéis "mandam no país"

Portal Plantão Brasil
4/1/2026 12:00

Após atacar Venezuela, Trump ameaça México e diz que cartéis "mandam no país"

0 0 0 0

3490 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

Em meio à celebração do sequestro do presidente venezuelano Nicolás Maduro, Donald Trump estendeu suas ameaças ao México, afirmando que “algo terá de ser feito” em relação ao poder dos cartéis de drogas no país e declarando que a presidente Claudia Sheinbaum “não manda no México”, mas sim as organizações criminosas. Em entrevista à Fox News, Trump revelou que já questionou Sheinbaum sobre uma atuação direta dos EUA contra os cartéis, mas que ela teria recusado a oferta, levando-o a concluir que a situação exige intervenção, mesmo sob o risco de violar a soberania mexicana.

A ofensiva verbal contra o México foi explicitada por Trump como parte da reativação da chamada Doutrina Monroe — rebatizada por ele de “Donroe” —, que justifica a ingerência dos EUA em todo o hemisfério ocidental para reafirmar sua influência dominante. Em coletiva de imprensa, o presidente norte-americano deixou claro que a ação na Venezuela serve de aviso a outros governos da região, sinalizando que sua administração está disposta a acompanhar ameaças com ações militares concretas.

Trump também mirou Cuba e Colômbia em suas declarações, qualificando Cuba como “uma nação fracassada” que será alvo de discussão futura e criticando o presidente colombiano, Gustavo Petro, com expressões ofensivas, ao acusá-lo de permitir o tráfico de cocaína para os Estados Unidos. O secretário de Estado Marco Rubio reforçou o tom ameaçador ao afirmar que “se eu morasse em Havana, estaria preocupado”, evidenciando o caráter expansionista da política externa trumpista.

A escalada retórica de Trump, que contrastou o sequestro de Maduro com o recente indulto concedido ao ex-presidente hondurenho condenado por narcotráfico, expõe a seletividade e o intervencionismo brutal da administração norte-americana. Ao citar vitórias eleitorais de candidatos apoiados por ele no Chile, Argentina e Honduras, Trump deixa claro que seu projeto hegemônico para a América Latina combina operações militares, pressão política e desrespeito total à soberania das nações.

Com informações do jornal mexicano La Jornada

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians