Trump ameaça "segundo ataque, muito maior" contra Venezuela e revela dimensão da agressão

Portal Plantão Brasil
3/1/2026 20:19

Trump ameaça "segundo ataque, muito maior" contra Venezuela e revela dimensão da agressão

0 0 0 0

1030 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado (3) que Washington pode lançar outro ataque contra a Venezuela, se necessário, revelando que a agressão militar registrada na noite desta sexta-feira (2) contou com 150 aeronaves que partiram de 20 bases militares no continente. "Estamos prontos para lançar um segundo ataque, muito maior, uma segunda onda, se necessário", declarou Trump, acrescentando que "na verdade, presumimos que uma segunda onda seria necessária. Mas agora provavelmente não será". O presidente norte-americano ainda reforçou a ameaça ao afirmar que "a primeira onda, ou o primeiro ataque, se preferir chamar assim, foi tão bem-sucedida que provavelmente não precisaremos lançar uma segunda, mas estamos preparados para fazê-lo, e seria uma onda muito maior".

Esta declaração expansionista ocorre após Trump ter anunciado anteriormente que os Estados Unidos governarão a Venezuela pelo tempo que considerarem necessário e que empresas petroleiras norte-americanas administrarão as reservas de petróleo do país, explicitando os objetivos econômicos por trás da agressão militar que já causou vítimas civis e resultou no sequestro do presidente Nicolás Maduro e de sua esposa. A dimensão da operação - com 150 aeronaves mobilizadas de 20 bases militares - demonstra o caráter planejado e de larga escala desta ofensiva imperialista, que representa a maior intervenção militar norte-americana na América Latina desde a invasão do Panamá em 1989 e configura grave violação do direito internacional e da soberania venezuelana.

A ameaça de um "segundo ataque, muito maior" evidencia a disposição do governo Trump em intensificar ainda mais a violência contra o povo venezuelano caso encontre resistência à sua tentativa de imposição de um governo colonial. Esta postura belicista contrasta radicalmente com os apelos por paz e diálogo feitos pelo presidente Lula e outros líderes latino-americanos, e representa um perigo concreto para a estabilidade de toda a região sul-americana. Enquanto a comunidade internacional progressista se mobiliza para condenar esta agressão e exigir o retorno imediato de Maduro, a continuação das ameaças de Trump demonstra que os Estados Unidos estão dispostos a aprofundar seu projeto neocolonial na região, independentemente dos custos humanos e das normas internacionais que estão sendo pisoteadas.

Com informações do Brasil247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians