Crise com Flávio Bolsonaro leva Novo a desconvidar Zema de evento

Portal Plantão Brasil
15/6/2026 18:25

Crise com Flávio Bolsonaro leva Novo a desconvidar Zema de evento

0 0 0 0

193 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

A tentativa do ex-governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), de empunhar a bandeira da ética e se distanciar dos escândalos de corrupção do clã Bolsonaro cobrou um preço alto e imediato dentro de sua própria legenda. Em um movimento que evidencia a forte fratura interna e o pragmatismo eleitoral, Zema foi oficialmente desconvidado do grande encontro partidário do Novo em Santa Catarina, agendado para o início de julho. A decisão de barrar o mineiro partiu de uma articulação direta de mandatários e pré-candidatos catarinenses que, temendo represálias e a perda do apoio de eleitores radicais, optaram por isolar o ex-governador para blindar a aliança local que a sigla mantém com o Partido Liberal (PL) do governador Jorginho Mello.

O estopim para a punição a Zema foi sua contundente declaração dada na última sexta-feira, quando comentou o envolvimento do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) com o ex-banqueiro Daniel Vorcaro, preso pela Polícia Federal por fraudes financeiras e desvios de R$ 12 bilhões no Banco Master. Ao analisar os áudios e comprovantes que ligam o filho "zero um" de Jair Bolsonaro a repasses clandestinos de R$ 134 milhões para o filme Dark Horse, Zema disparou que "quem anda com bandido merece ser visto com cautela". A fala provocou a fúria imediata da família Bolsonaro: o ex-deputado foragido Eduardo Bolsonaro reagiu com insultos de baixo calão, chamando a postura do mineiro de "vagabunda" e exigindo o rompimento nacional entre PL e Novo.

Ao ceder à pressão dos Bolsonaro e retirar o convite de sua principal liderança nacional, o diretório do Novo em Santa Catarina escancara uma submissão constrangedora ao bolsonarismo. Para garantir a sobrevivência de acordos regionais — como a costura que envolve a pré-candidatura de Adriano Silva ao governo catarinense —, a ala sulista do partido preferiu silenciar as críticas legítimas aos desvios éticos do clã. O episódio deixa Romeu Zema em uma situação de profundo isolamento político, mostrando que, no atual xadrez da direita brasileira, apontar os crimes e as ligações perigosas da família Bolsonaro com o submundo das fraudes bilionárias virou motivo de censura dentro de sua própria casa.

Com informações do Metrópoles

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians