287 visitas - Fonte: Minas Livre
Catagoria cobra negociação por parte da empresa e exige aumento real
Os trabalhadores da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) retomaram nesta quarta-feira (20) uma greve por tempo indeterminado. Eles haviam suspendido a paralisação no último dia 13, após o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) agendar uma audiência de conciliação entre os represetantes da empresa e do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgoto do Estado de Minas Gerais (Sindágua-MG).
Entretanto, segundo informações do sindicato, não houve nenhum avanço durante a reunião na última quinta-feira (14) e a Copasa manteve a proposta de reajuste salarial de 5,85%, correspondente à inflação no período de abril, e um aumento de 10% no tíquete alimentação. Ainda conforme os trabalhadores, a pauta de reivindicações traz outros 38 pontos que não foram contemplados pela direção da empresa e a categoria exige aumento real.
Por isso, eles decidiram em assembleia realizada na terça-feira (19) retomar o movimento grevista e realizaram uma manifestação fechando a BR-356 e a avenida Nossa Senhora do Carmo no final da manhã e início da tarde desta quarta. Já na quinta-feira (21), os trabalhadores devem se concentrar a partir das 7 horas em frente à sede da Copasa no bairro Santo Antônio, região Centro-Sul de Belo Horizonte.
Além da capital mineira, a greve também estaria afetando o interior do estado e, de acordo com levantamento do Sindágua, aproximadamente 1.500 trabalhadores aderiram à paralisação. Já a Copasa não confirmou o número de profissionais parados, mas garantiu que a paralisação é parcial e que "todos os serviços essenciais continuam sendo prestados de forma a não causar transtornos aos clientes".
A Copasa confirmou ainda a informação do Sindicato sobre a proposta apresentada aos trabalhadores e não comentou sobre as outras reivindicações da categoria. "A empresa apresentou sua proposta de reajustar os salários e todos os benefícios atuais, pelo INPC, além de conceder reajuste de 10% no tíquete refeição, mas não houve acordo entre as partes".
Leia mais:
- Funcionários da Copasa suspendem greve em Minas
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.