1440 visitas - Fonte: Muda Mais
Seguimos para mais um mistério do programa de governo (link is external) da candidata à presidência Marina Silva.
Além de ter copiado um trecho com propostas de 2006 para a saúde do programa de reeleição do ex-presidente Lula (link is external), plagiado um tópico sobre fontes de energia e feito outro plágio no capítulo sobre Direitos Humanos (link is external), agora é a vez de Marina dar aquela ~copiada básica~ nas recomendações do Livro Azul da 4ª Conferência Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável (link is external), realizada em 2010 durante o governo Lula.
São três trechos copiados:
Programa de Marina (2014/pg. 137):
"Aperfeiçoar mecanismos para fixar cientistas nas regiões do país que mais carecem de sólida competência em ciência e tecnologia, provendo a infraestrutura necessária para esse fim".
"Estimular estados e municípios a criar condições locais favoráveis para a inovação mediante incentivos fiscais".
"Reexaminar a Lei de Inovação quanto à segurança jurídica e as contradições legais existentes no texto, gerando subsídios para reestruturar os marcos legais de CT&I, tanto para os segmentos públicos como privados, de modo que os órgãos de fiscalização governamentais e as agências de fomento atuem alinhados à política nacional para a área".
Livro Azul, da Conferência Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação (págs 38 e 39):
"Aperfeiçoar mecanismos de formação e ?xação de cientistas nas regiões do País que mais carecem de sólida competência em ciência e tecnologia, provendo a infraestrutura necessária"
"Estimular estados e municípios a criar condições locais favoráveis para inovação por meio de incentivos tais como desoneração fiscal, tributária, impostos territoriais, impostos de serviço, demais tributos municipais e cessão de áreas"
"Reexaminar a Lei de Inovação quanto à segurança jurídica e as contradições legais existentes, gerando subsídios para uma reestruturação dos marcos legais na área de C,T&I, tanto para os segmentos públicos como para os privados, de modo que os órgãos de ?scalização governamentais e agências de fomento atuem de forma alinhada com a política nacional na área de C,T&I"
A verdade é que o programa de Marina se apropria de recomendações deliberadas em uma conferência nacional como se fossem dela, como se tivessem sido pensadas e produzidas pela equipe da candidata, - que declara em todas as oportunidades ter construído o seu programa de governo num diálogo com a sociedade, movimentos sociais e especialistas. O mínimo que se esperava era a citação das fontes dos quatro trechos copiados.
Vale lembrar que Marina já lançou duas erratas e voltou atrás em propostas cruciais para a sociedade brasileira - por sofrer pressões externas - nos capítulos que tratavam de energia nuclear e direitos LGBT. Sem citar a fonte em seu plano de governo não vale, candidata. Assim fica feio para a sua equipe que elaborou o programa. Já é o quarto plágio encontrado no documento, já passou da hora de pedir música no Fantástico.
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.